O COLECIONADOR: ARTE BRASILEIRA E INTERNACIONAL NA COLEÇÃO BOGHICI

Garimpeiro da vida, o colecionador de arte estabelece uma relação de desejo com a pintura ou a escultura, sai em seu encalço, a traz para si e dá, ao conjunto adquirido, um sentido que talvez, isolado, não tivesse.

 

 

 

Pioneiro, Jean Boghici ajudou a formar, nos últimos 50 anos, o olhar e o acervo de outros colecionadores no Brasil. Sobre Boghici e sua influência, Gilberto Chateaubriand escreveu: "Não há outro que conheça tão bem quanto ele o circuito de arte no Brasil e no mundo afora, os meandros sutis muitas vezes só possíveis de serem corretamente explorados por quem conheça muitíssimo bem o ‘caminho das pedras’ por baixo da superfície da água. Vivos ou mortos, os artistas brasileiros têm em Jean Boghici um analista de mão cheia. Modernas ou antigas, as obras de arte brasileiras encontraram nele um pesquisador (com requintes de degustador) invejável. Devo a ele diversos dos tesouros da minha coleção: é o pai da coleção". Depoimento tirado do texto de Cristina Chacel no livro sobre a mostra O Colecionador - Arte Brasileira e Internacional na Coleção Boghici, à venda na loja do MAR.

 

Museografia

T+T Projetos | Daniela Thomas e Felipe Tassara

 

Identidade Visual

Jair de Souza

 

 

CATÁLOGO: O COLECIONADOR

 

O colecionador reúne obras que podem ser consideradas verdadeiros ícones da arte nacional e internacional. e revela um acervo guardado por um de nossos primeiros galeristas, Jean Boghici. Com obras desde o século 19 até nossos dias, a coleção exibe uma imensa diversidade de expressões artísticas e foi apresentada na inauguração do Museu de Arte do Rio - MAR. 

 

Aprazível Edições e Arte, 2013

Brochura, formato 30 x 25 cm

224 páginas

ISBN 978-858-997-814-9

©2016 UQ! editions e Aprazível Edições e Arte | Site Danowski Design